top of page

Tratamentos

01.

Depressão

"Antidepressivos tratam a dor da depressão, mas não curam o sentimento de culpa e nem tratam a angústia da solidão." Augusto Cury

02.

Síndrome do pânico

Nada aconteceu, mas na sua cabeça já esta tudo desmoronando. 

03.

Ansiedade

"A ansiedade é semelhante a uma cadeira de balanço: exige que você faça alguma coisa, mas não o conduzirá a nenhum lugar." Vance Havner

04.

8 Crises do desenvolvimento pessoal

 1º Confiança Básica Vs Desconfiança Básica (0-18 meses) – Esta idade é marcada pela iniciação da exploração do meio. Nesta fase o amor de mãe é fundamental, pois a postura da criança fase ao mundo será o reflexo desse mesmo amor. Isto é, se tiver amor e as suas necessidades satisfeitas irá adquirir segurança e confiança, caso contrário, desenvolverá desconfiança e medos, vendo o meio como hostil.
 2º Autonomia Vs Vergonha e Dúvida (18 meses – 3 anos) – Nesta idade a criança continua a explorar o meio, logo o contexto familiar, mas principalmente os pais devem equilibrar as assistências às crianças. Isto é, não as devem proteger nem negligenciar demais, devem promover a sua autonomia, com um ambiente estimulante e sem regras extremamente rígidas.
 3º Iniciativa Vs Culpa (3 anos-6 anos) – Neste estádio, a criança continua a explorar o meio, mas já tem conhecimento das regras, o que pode ou não fazer. A criança irá experienciar inúmeros papéis e brincadeiras, porém muitas vezes desconhecendo o limite do aceitável, o que a preocupa. Nesta fase, os intervenientes da educação devem promover a imaginação e curiosidade da criança, ao mesmo tempo que definem bem os limites, de forma a minimizar a sua preocupação com a aceitação.
 4º Diligência e Produtividade Vs Inferioridade (6 anos -12 anos) – Este estádio torna-se tendencialmente consequência da resolução dos interiores. Com a entrada para a escola, a criança irá ter tarefas pela frente, sem confiança, autonomia nem iniciativa, como irá a criança encarar essas tarefas? Obviamente incompetente e incapaz de as executar, originando um sentimento de inferioridade. Torna-se importante para os educadores mostrar que a criança é tão capaz como qualquer outra.
 5º Identidade Vs Confusão e Difusão da Identidade (12 anos -20 anos) – Na adolescência ocorre a aquisição da identidade. Existe um questionamento dos elementos já adquiridos o que origina a crise da adolescência. É imprescindível os pais serem congruentes e compreensivos, dando-lhe liberdade para questionar mantendo os laços afetivos.
 6º Intimidade Vs Isolamento (20 anos-35 anos) – Este estádio é definido pelo estabelecimento de relações íntimas ou compromissos. Caso isso não aconteça ocorre o isolamento (físico e/ou psicológico).
 7º Generatividade Vs Estagnação (35 anos- 60 anos) – Neste estádio é marcada por uma preocupação, com as gerações futuras ou consigo próprio e isso irá marcar a diferença na resolução da crise. Aqui surge a necessidade de deixar a marca pessoal na sociedade preparando o futuro, se pelo contrário a necessidade é exclusivamente com o seu bem-estar e ou posse de bens materiais, surge a estagnação.
 8º Integridade Vs Desespero (mais de 60 anos) – Esta fase surge como balanço de todas as restantes crises passadas e da vida em geral. Num balanço positivo sentir-se-á realizado e satisfeito, num balanço negativo sentir-se-á um fracassado, mal sucedido, levando-o ao desespero.
E você, como resolveu as suas crises?
Posts Relacionados: Afinal, o que é o Complexo de Édipo? 6 Dicas para Educar com Limites ; Aprendizagem: 3 Regras para uma Estratégia Eficaz ; BIRRAS: 6 Conselhos Úteis ; Bullying: 5 Medidas Essenciais para a sua Prevenção e Controle; Psicologia Educacional ; 5 Princípios Funtamentais na Educação para a Resiliência ; Afinal, o que é a Auto-Estima?
Autor: Jorge Elói

bottom of page