top of page
Buscar
  • simonezanettipsi

Terapia online

Atualizado: 13 de jul. de 2020

Afinal, como funciona a terapia online e quais suas vantagens?

Com apenas alguns cliques, você pode receber o apoio psicológico de que necessita, mesmo à distância e realizar sua psicoterapia

mediada por tecnologia de forma ética e de acordo com parâmetros do conselho federal e regional de Psicologia.

A partir da Resolução do Conselho Federal de Psicologia, publicada em 2018, foi autorizado que psicólogos realizem consultas virtuais com seus pacientes, sem limites de atendimento ou restrição de assuntos, sendo essa a atualização de uma Resolução anterior, que permitia apenas orientações psicológicas.


A terapia online em sua estrutura de relacionamento Psicólogo/paciente é como qualquer terapia presencial, pois segue as mesmas orientações e princípios: palavra, escuta e entendimento. O profissional dispõe seu tempo e o pagamento da sessão é o mesmo valor do presencial. O paciente deve acessar uma plataforma de sua escolha e um profissional de seu interesse – com base no currículo e nas informações disponibilizadas por cada psicólogo ou mesmo pela identificação e empatia com o profissional- marcando a sessão de entrevista inicial e escolhendo os horários de atendimentos. Paciente e terapeuta formarão uma dupla onde analisarão sistematicamente aspectos colocados pelo paciente entendendo que a câmera, celular, tablet, computador é um instrumento de aproximação com o profissional, estas tecnologias citadas, aproximam o profissional empaticamente das questões levantadas pelo paciente que durante os 50 minutos da sessão terá um profissional disposto a se debruçar sobre suas questões individuais e a organizar o mundo interno deste sujeito que tomou a atitude corajosa de encarar seus problemas e agir para a solução.


A diferença fundamental da terapia online para o consultório, é que no consultório o profissional oferece o espaço seguro e confortável para o paciente, e na psicoterapia mediada por tecnologia o paciente se compromete a formar este espaço junto ao terapeuta, ou seja, zelar por um ambiente em que fique à vontade para fazer sua fala, sem barulho ou interrupção.


Aspectos positivos em relação a terapia presencial convencional:

Consulta no conforto de casa, sem trânsito estacionamento ou outras questões do deslocamento;


Mais liberdade para a escolha do profissional, em especial para quem mora em pequenas cidades;

Economia de tempo, flexibilidade de horário e pagamento por meios digitais, digitais (boleto, picpay, pag seguro e outros).


Levando em conta estas comodidades relacionadas a trânsito, dificuldade de acesso, o desejo de um profissional experiente na área da queixa e ainda a abertura que a tecnologia fornece para identificar o profissional desejado, o paciente pode decidir que suas queixas serão melhor atendidas pela psicoterapia online e certamente se sentirá acolhido e seguro.

432 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Terapia

bottom of page